Comunicando valores através do design

31 maio 2022
Comunicando valores através do design

Em nossa última conversa por aqui, falamos sobre o design como instrumento de expressão pessoal. Recomendo que você leia o artigo anterior antes deste, assim podemos continuar um diálogo com mais clareza.

De forma resumida, anteriormente, entendemos juntos que o design é um canal entre quem cria e público.

Nesse sentido, a mensagem que cada profissional do design passa está em suas obras. Ali, ele manifesta suas ideias, sua visão de mundo, seu conhecimento e, mais especificamente, seus valores.

É justamente sobre esse último ponto que quero conversar hoje: de que forma aplicamos nossos valores ao design? Qual é o impacto e a importância disso?

Antes de tudo, é importante entendermos que é muito pouco provável que nossos valores não sejam comunicados em nosso trabalho - e não me refiro somente ao design ou às artes.

Afinal, a forma como nos portamos, falamos, tratamos o próximo e conduzimos todas as nossas ações revelam, em medidas variadas, os valores que nos fundamentam.

Porém, é também possível que essa “transmissão” de valores seja mais explícita e consciente.

Quando falamos sobre design funcional, nos vêm à mente a ideia de peças de múltiplas possibilidades práticas, que facilitam o uso e/ou o dia a dia dos usuários. Essa definição, é claro, está correta! Mas ela pode ir além.

A funcionalidade do design também pode estar relacionada às emoções, sensações e outras perspectivas. É aí que entram nossos valores.

Vou citar um exemplo prático: as mesas La Palme, desenhadas por mim para a Móveis James, exaltam a cultura dos vasos marajoaras e reverenciam as palmeiras do estado do Pará. Nessas influências, resgato e estimulo valores que desejo compartilhar com o mundo: meu amor pelo Brasil e orgulho de ser brasileiro.

Ou seja, nas formas dessas peças, incluo meus valores e trago novas funções subjetivas a elas: a memória histórica, o patriotismo, a força do design nacional.

Além da brasilidade, minhas obras também revelam minha aliança com Deus, meu respeito à natureza, a importância da família em minha vida, a minha visão sobre o design e tantos outros valores que, consciente ou inconscientemente, me guiam ao definir as funções objetivas e subjetivas de cada peça.

Até este ponto, já deve ter ficado clara a importância desse processo, mas vale concluirmos juntos: é assim que nós designers nos expressamos.

Mais do que isso, é dessa forma que o nosso trabalho ganha mais sentido, força e impacto na vida das pessoas.

O design não é, e não deve ser, apenas uma forma exata de projetar e executar soluções. Ele pode - e como! - influenciar, transformar e ajudar a construir um novo mundo. Nossos valores, quando compartilhados, são instrumentos fundamentais para essas ações.

Você tem alguma opinião ou ideia que colabore com este assunto? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato comigo em minhas redes sociais: Instagram e Facebook.

+ 55 43 3025.1500

+ 55 43 99984.8448

av. maringá, 1995 sala 00 . londrina pr

contato@roncca.com.br

© 2018 Fabricio Roncca. Todos os Direitos Reservados.