O poder da memória afetiva no design

20 novembro 2019
O poder da memória afetiva no design

Como já conversamos anteriormente, um dos traços mais importantes da identidade do meu trabalho é a memória afetiva. 

Hoje quero explicar como isso é poderoso no design, de uma forma geral.

Explorando os afetos que criei e cultivei durante toda a minha vida, especialmente na minha infância e juventude, busco transmitir sensações que nos conectam - eu e todos que têm contato com as minhas peças.

Pode soar subjetivo, mas a memória afetiva é algo com o qual convivemos todos os dias. 

É esta a parte da memória que nos remete a lembranças com forte carga emocional do passado (distante ou não necessariamente), despertadas através de sons, cores, cheiros, sabores. Ou seja, pelos sentidos.

A memória afetiva, como o nome já deixa claro, nos faz recordar de algo que, mesmo que não seja complexo ou sobre um grande acontecimento, de fato, nos enche de alegria, amor, saudades e outros bons afetos.

Sabe quando você sente um cheirinho de café e lembra das tardes na casa da sua avó? Ou quando sente a textura de uma renda e se lembra do vestido que usou em seu casamento? Todos esses afetos moram em nossa memória mais sensível e delicada.

No design, a memória afetiva é também conexão.

Como disse anteriormente, procuro ligar as pessoas as minhas peças por meio da identificação com os afetos nelas trabalhados. Isto é, as minhas memórias, tudo o que já vivi e aprendi, estão nos detalhes daquilo que desenho, enriquecendo a "bagagem" de cada obra.

É claro que nossas lembranças são individuais - cada um tem sua vivência, seus momentos, suas histórias. Porém, o que as memórias despertam são sentimentos que todos experienciamos; e é justamente aí que mora a identificação entre o designer e o apreciador.

Dessa forma, vale ainda lembrar que o design afetivo, por assim dizer, é geralmente aconchegante e cria ambientes confortáveis para os sentidos, uma vez que desperta afetos íntimos e familiares. 

Sentir-se conectado ao espaço e seus elementos é também sentir-se acolhido. E por isso a memória afetiva é tão especial.

+ 55 43 3025.1500

+ 55 43 99984.8448

av. maringá, 1995 sala 00 . londrina pr

contato@roncca.com.br

© 2018 Fabricio Roncca. Todos os Direitos Reservados.