5 aprendizados do Salão do Móvel de Milão para profissionais criativo

12 julho 2022
5 aprendizados do Salão do Móvel de Milão para profissionais criativo

No último mês, participei mais uma vez da Isaloni, a maior feira de design de todo o mundo, realizada em Milão, na Itália. Através do Projeto Brazilian Furniture, da Abimóvel e ApexBrasil, pude expor a poltrona e mesa de centro Ametista e a escrivaninha Palma, peças de minha autoria para a Móveis James.

Mas, muito além da exposição das minhas criações, estar no Salão do Móvel de Milão é imergir em conhecimento.

São tantos aprendizados, insights e novidades que, confesso, é difícil relatá-los por completo. A seguir, tento resumir os principais pontos que absorvi por lá para que possamos dividir e compartilhar ideais - algo que, você já sabe, faz parte do meu propósito como designer.

1. Cores e texturas confortáveis

É perceptível como as cores mais “agradáveis” visualmente seguem em alta. São os tons que sugerem conforto e afetividade, como os terrosos, oliva e areia.

Existe uma forte inclinação para variações de tons em degradê, recurso que também remete à nostalgia e à memória.

Nas texturas e materiais, vemos influências similares: tecidos e fibras naturais, madeiras escuras (trazendo alto contraste) e transparências em vidros e luminescências. Elementos que, juntos, ampliam a sensação de conforto nos espaços.

2. Híbridos e mais conforto

Ainda sobre conforto, os híbridos seguem (muito mais) em alta com essa mesma proposta.

Materiais sintéticos (polímeros) são combinados aos naturais, trabalhando o equilíbrio entre sensações e temperaturas - para entender melhor esse recurso, clique aqui e leia mais sobre termoestética.

3. Formas orgânicas e biofilia

Outra tendência que se mantém com força é o uso de formas orgânicas, arredondadas e não necessariamente perfeitas, que remetem ou assemelham às “curvas” e relevos da natureza.

Veja só este exemplo, o estofado feito pelos Irmãos Campana para a Louis Vuitton:

A natureza, aliás, é reverenciada de diversas formas no design.

A biofilia é um conceito presente em muitos dos ambientes que visitei, criando atmosferas mais leves e humanizadas. Você também pode ler mais sobre biofilia clicando aqui.

4. Humanização: a palavra da vez

Como você pode perceber, humanizar é o sentido geral das tendências que listei acima.

Conforto, leveza, bem-estar, harmonia… Todas essas sensações e emoções buscam criar percepções humanizadas, que respondem às necessidades, anseios e afetos das pessoas.

Já faz muito tempo que entendemos que o design não é, e jamais deve ser, uma mera manifestação estética. Ele é uma ferramenta de interação com o mundo.

Cada vez mais, ano após ano, veremos novas maneiras de ampliar essa relação.

5. Vanguardas em alta

Por último, mas não menos importante, profissionais criativos podem ficar de olho em duas vanguardas importantes: o Memphis design e o minimalismo.

Memphis é um movimento - que surgiu em Milão, inclusive - que transformou o design dos anos 80. Por vezes, é confundido com o pop art, por usar recursos lúdicos e divertidos. Suas características mais marcantes são as cores alegres, formas geométricas simples, estampas que se conflitam e a ousadia, de uma forma geral.

Na contramão do Memphis design, temos o minimalismo, que reduz o uso de elementos visuais e aposta no contraste, na simetria e nas repetições.

Daqui pra frente, podemos esperar uma crescente nessas duas tendências e, inclusive, uma forma de conciliá-las nas mesmas peças ou espaços. Você consegue imaginar uma mistura como essa?

Ponto extra

Além dos pontos “práticos” aqui abordados, a visita a Milão, como eu disse no início, é uma imersão em conhecimento criativo - boa parte é difícil (ou impossível) traduzir em palavras.

É um enriquecimento cultural e artístico que preenche lacunas que, às vezes, nem tínhamos noção de possuir.

Por isso, quero deixar minha última sugestão para que você não se esqueça de imergir no nosso universo, buscar tendências e olhar ao redor de forma micro e macro.

Embora seja uma experiência transformadora, você não precisa estar em Milão para aprender mais sobre nossa área e absorver o conhecimento que o mundo todo proporciona.

Mas é preciso correr atrás: pesquisar, questionar, ler, informar-se.

Quer conferir mais sobre as tendências e novidades de Milão? Siga e acompanhe minhas redes sociais: Instagram e Facebook.

+ 55 43 3025.1500

+ 55 43 99984.8448

av. maringá, 1995 sala 00 . londrina pr

contato@roncca.com.br

© 2018 Fabricio Roncca. Todos os Direitos Reservados.
Trace error
Error type Error description Called in line Error in file Error on line
Die | Fatal PHP Startup: Unable to load dynamic library '/usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so' - /usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so: cannot open shared object file: No such file or directory undefined Unknown undefined