5 dicas para melhorar os seus croquis

26 janeiro 2021
5 dicas para melhorar os seus croquis

Se você acompanha o meu trabalho e as minhas redes sociais, sabe que sou um grande entusiasta dos croquis.

Tanto na arquitetura, quanto no design de mobiliário, acredito que esta é uma grande ferramenta para desenvolver a criatividade e trazer mais personalidade às criações.

É verdade que, nos dias de hoje, muitos profissionais deixaram de lado o papel e o desenho à mão. Porém, sigo utilizando e incentivando a produção de croquis. 

É claro que os programas digitais devem, sim, ser usados por nós, profissionais. 

O que desejo resgatar é o “pontapé inicial” via croqui. O primeiro respiro criativo e o estímulo puro das nossas sensações e ideias. 

Caso você esteja se preparando para ser adepto dos croquis, ou tenha certa dificuldade em desenhar projetos mais assertivos, trago hoje algumas dicas baseadas em minha experiência. 

As recomendações a seguir servem tanto para quem está iniciando/voltando aos croquis, quanto para quem torná-los ainda melhores. 

Vamos lá!

1. Não se esqueça da escala humana.

Não é porque o croqui permite maior liberdade criativa que ele deva fugir da realidade!

Lembre-se sempre de considerar a escala humana em suas ilustrações, pensando em proporções realistas e, mais do que isso, funcionais ao futuro usuário de sua criação. 

Croqui não é uma abstração, afinal. 

2. Observar antes de desenhar.

Antes de colocar uma ideia no papel, gosto de observar e contemplar as minhas referências por um longo período.

Nesse sentido, faça suas anotações para não se perder nos detalhes colhidos nos elementos da natureza, antigas criações e demais formas que te inspiram.

É claro que, com a experiência, muitas ideias surgem “da nossa cabeça”. Porém, a observação enriquece a nossa produção, trazendo ainda mais beleza e funcionalidade ao que criamos.

3. Não tema o seu traço. 

Seu croqui pode e deve ter a sua personalidade. Ele não precisa ser extremamente “reto”, perfeitamente angulado, “limpo” como um desenho digital.

Suas características artísticas tornam as ideias mais ricas e leves, fazendo tudo fluir naturalmente e organicamente.

Preocupe-se com detalhes técnicos na próxima etapa da criação. 

4. Descubra o seu material preferido. 

Não posso dizer que “tal lápis” é o melhor, “este papel” é o ideal. Cada um se sente mais confortável com um tipo de material para fazer os seus croquis, e isso deve ser respeitado!

Meu conselho é que você teste as opções e descubra o que garante o melhor resultado para você.  

5. Guarde os croquis que ainda não foram úteis.

Jamais jogue fora um croqui feito. Não é porque ele ainda não evoluiu que ele nunca irá evoluir!

Faça um arquivamento seguro e organizado dos seus desenhos e, periodicamente, revisite-os, observe-os. Tenho certeza de que algum dia você irá descobrir verdadeiros “tesouros” em suas próprias criações.

Agora que eu compartilhei com você as minhas principais dicas para fazer bons croquis, quero saber o que você acha sobre isso! Deixe o seu comentário por aqui, ou em minhas redes sociais, e vamos conversar sobre este assunto. 

+ 55 43 3025.1500

+ 55 43 99984.8448

av. maringá, 1995 sala 00 . londrina pr

contato@roncca.com.br

© 2018 Fabricio Roncca. Todos os Direitos Reservados.
Trace error
Error type Error description Called in line Error in file Error on line
Die | Fatal PHP Startup: Unable to load dynamic library '/usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so' - /usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so: cannot open shared object file: No such file or directory undefined Unknown undefined