5 dicas para um home office criativo

16 junho 2020
5 dicas para um home office criativo

Nos últimos meses, o cenário mudou. No mundo e dentro de nossos lares, tivemos que reinventar novas formas de agir, pensar e nos relacionar, e isso inclui também o trabalho.

Porém, ao contrário do que pode parecer, a tendência do home office não é de agora.

Segundo uma pesquisa da empresa Robert Half, o Brasil é o terceiro país em todo o mundo em que o home office mais cresce. Para o IBGE, em virtude da pandemia do coronavírus, este modo de trabalho crescerá cerca de 30% por aqui.

Ou seja, o que era uma trend, tornou-se rapidamente uma realidade para diversos profissionais. Principalmente os criativos.

Artistas, designers, publicitários, escritores… São diversas as profissões que têm maior facilidade para trabalhar em home office, ainda mais com as ferramentas tecnológicas que temos atualmente.

Mas o que ninguém conta é que mudando para o home office podemos prejudicar justamente ela: a criatividade.

Felizmente, este é mais um ponto que pode ser ajustado em nosso favor. Isto é, podemos usar o novo ambiente de trabalho para que, por si só, estimule a criatividade, contribuindo com o que produzimos.

1. Primeiramente, você precisa de um office para o seu home office

Embora sempre digam isso, é preciso levar a sério! 

Home office deve ser feito num local separado, sem interferências que interrompam seus processos e que separe o momento "de casa" com o momento "do trabalho".

É algo elementar, mas que muitos dão escapadinhas, fazendo atividades no quarto, na sala, no sofá. Não é mesmo?

2. Lembranças por toda a parte

Uma boa saída para impulsionar o home office é incrementá-lo como o seu ambiente de trabalho de antes, fazendo uso da memória afetiva. 

Nesse sentido, busque aquilo que você gostava naquele espaço, o que te trazia conforto e estímulos. Assim, sua mente associará mais facilmente que ali é o seu novo espaço de criação!

3. Faça o exercício de aperfeiçoar e eliminar

Assim como você resgatou os pontos bons do seu ambiente de trabalho convencional, este é o momento de eliminar aquilo que não vale a pena mais - ou aperfeiçoar.

Não gosta da sua cadeira? Troque. Prefere paredes coloridas? Pinte-as. Não gosta de pilhas de papel aparentes? Guarde-as. O sentido é sempre melhorar.

4. Explore a natureza

Para mim, ter contato com as criações é crucial para o processo criativo. Por isso, poder ver a natureza é algo que priorizo em meu home office.

Caso você não tenha como ter janelas ou portas que dão visão à natureza, invista em plantas e materiais orgânicos que quebram a "dureza" do ambiente.

5. Encha de vida

Foi-se o tempo em que escritório era um ambiente feito de móveis cinzentos e paredes brancas. Para criativos, isso pode ser altamente limitante.

Traga vida às paredes e mobília, com referências otimistas e de detalhes que te inspiram, como quadros, fotografias, objetos etc.. A atmosfera lúdica e positiva nos motiva muito mais.

Lembre-se sempre: para trabalhar com criatividade, o espaço não deve ser apenas um home office. Mas, sim, o SEU home office.

+ 55 43 3025.1500

+ 55 43 99984.8448

av. maringá, 1995 sala 00 . londrina pr

contato@roncca.com.br

© 2018 Fabricio Roncca. Todos os Direitos Reservados.
Trace error
Error type Error description Called in line Error in file Error on line
Die | Fatal PHP Startup: Unable to load dynamic library '/usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so' - /usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so: cannot open shared object file: No such file or directory undefined Unknown undefined