Conforto, afeto e saúde mental para 2021

15 outubro 2020
Conforto, afeto e saúde mental para 2021

Há algumas semanas conversamos por aqui sobre algumas dicas e tendências para um home office confortável. Com a eclosão da pandemia, este assunto virou uma verdadeira necessidade para muitos profissionais.

Hoje, vamos conversar sobre alguns desdobramentos recorrentes do novo momento que estamos vivendo em todo o mundo - muito além do home office.

Por falar nisso, “conforto” é uma palavra que temos visto à exaustão, não é mesmo?

Na moda, movelaria, decoração, arquitetura… Conforto é palavra de lei.

Isso acontece porque, no mundo recente, nunca passamos tanto tempo ocupando os mesmos espaços, sobretudo as nossas casas. E isso nos fez olhar de outra forma para as relações que temos com os ambientes que ocupamos.

Ou seja, prestar atenção na funcionalidade do que nos cerca, na relação entre estética e usabilidade, na humanização dos detalhes. Tudo isso ativou uma demanda que, antes, estava dormente.

Sinal disso é que, neste ano, você deve ter reparado, muitas pessoas fizeram reformas para melhor habitar e trabalhar em seus lares. Com a chegada do fim do ano, essas mudanças devem crescer ainda mais!

Da mesma forma que buscamos criar ambientes mais confortáveis, o afeto precisou ser repensado para nos “abraçar” em tempos de isolamento social.

Isto é, as casas tornaram-se espaços ainda mais pessoais, afetuosos e descomplicados. Versáteis para viver com a família, trabalhar e ter o seu tempo individual.

É nesse momento que buscamos símbolos, objetos, mobílias etc. que resgatem os valores que mais nos interessam e que criam a atmosfera de lar.

Dito isso, é muito interessante observarmos como estes dois elementos - conforto e afeto - conversam com outro tema muito discutido recentemente: a saúde mental.

Cuidar das emoções, medos e anseios é a pedida desta década. E o que poderia ser mais efetivo, sobretudo neste período, do que criar um ambiente saudável em sua própria casa?

Até aqui, refletimos sobre nossos lares, mas o que o próximo ano reserva é a exploração destas manifestações também em outros espaços, como nas empresas, por exemplo. 

Quando há uma mudança de mindset tão profunda quanto esta, provocada pela pandemia, é natural que ela desencadeie transformações muito maiores e abrangentes.

Em 2021, o conforto, o afeto e a saúde mental seguirão sendo conceitos essenciais para o design e a arquitetura. E, claro, devem reverberar em diversas outras esferas de nossas vidas. Fiquemos de olho!

+ 55 43 3025.1500

+ 55 43 99984.8448

av. maringá, 1995 sala 00 . londrina pr

contato@roncca.com.br

© 2018 Fabricio Roncca. Todos os Direitos Reservados.
Trace error
Error type Error description Called in line Error in file Error on line
Die | Fatal PHP Startup: Unable to load dynamic library '/usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so' - /usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so: cannot open shared object file: No such file or directory undefined Unknown undefined