Pluralidade: a nova palavra-chave do design

23 janeiro 2020
Pluralidade: a nova palavra-chave do design

Um recente estudo feito e compartilhado por importantes estúdios ao redor do mundo - Stijlinstituut Amsterdam (Holanda), FranklinTill (Inglaterra) e SPOTT trends & business (Dinamarca) - aponta que a pluralidade é o norte do design nos próximos dois anos (pelo menos).

Mas o que podemos entender por pluralidade?

Muito mais que a soma de tendências e/ou estilos, este é um movimento que reconhece as diferentes camadas de cada indivíduo, bem como as diferenças excruciantes entre as pessoas.

O movimento que reconhece como e o quanto somos humanos.

Ou seja, ao invés de estilos massificados que englobam grupos heterogêneos, são propostos estilos heterogêneos que respeitam o plural.

Aqui, falamos sobre padrões de comportamento, gostos, formas de ver o mundo.

O design deve, então, trazer as nuances em si, fugindo das padronizações e meras assimilações.

Além disso, a nova "onda" respeita também as multifacetas de cada "eu", uma vez que cada vez mais se entende que o ser humano é complexo em suas variações - de ideias a ações.

Dessa forma, a pesquisa também indica que alguns pontos-chave farão parte da pluralidade. Como a versatilidade de peças e objetos, por exemplo, possibilitando novas formas de uso e experiências de acordo com cada usuário.

O espiritual somado ao tecnológico também indica um fator que responde diversas questões dos públicos, atendendo aos anseios de pessoas distintas.

Além disso, as referências locais e globais também se mesclam, fazendo referências a etnias, povos e culturas que resgatam a afetividade do design - confira mais sobre memória afetiva neste artigo.

Mais do que uma corrente que guia subjetivamente a produção do design, seja este de mobiliário ou não, pensar plural é um conceito que ouviremos falar incansavelmente em 2020 e 2021.

Nós já passamos pelo período histórico de celebrar as diferenças. Agora, entramos na era em que a convivência em harmonia - e frutífera - é a nossa realidade.

Para ler sobre outras tendências do próximo ano, clique aqui.

+ 55 43 3025.1500

+ 55 43 99984.8448

av. maringá, 1995 sala 00 . londrina pr

contato@roncca.com.br

© 2018 Fabricio Roncca. Todos os Direitos Reservados.
Trace error
Error type Error description Called in line Error in file Error on line
Die | Fatal PHP Startup: Unable to load dynamic library '/usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so' - /usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so: cannot open shared object file: No such file or directory undefined Unknown undefined