Tudo o que precisamos entender sobre biofilia

18 fevereiro 2022
Tudo o que precisamos entender sobre biofilia

Ao longo deste mês, em minhas redes sociais, conversamos sobre um tema que me interessa muito e está presente em meu trabalho: a biofilia.

De origem grega, a palavra biofilia significa “amor à vida”.

O termo foi cunhado pelo psicólogo Erich Fromm, mas foi amplamente difundido pelo biólogo Edward O. Wilson, nos anos 1980, em sua obra literária.

Para Wilson, existe uma conexão genética e natural - muito valiosa - entre os seres humanos e a natureza.

Essa ligação, que é também hereditária e atravessa gerações ao longo dos séculos, manifesta-se como uma necessidade.

Isto é, os seres humanos precisam do contato com a natureza para viver bem.

A relação com as outras criações e recursos naturais é, então, transformadora: age de forma subjetiva, em nossos sentimentos e emoções, e também objetiva, na nossa saúde e modo de viver.

Mas o que isso tem a ver com o design?

Sempre conversamos por aqui que o design oferece respostas às necessidades das pessoas. Se elas necessitam de contato com a natureza, nós, designers, devemos agir sobre isso.

Quando pensamos na intensa urbanização e no perfil cada vez mais tecnológico de nossas cidades e sociedade como um todo, a biofilia pode ser percebida como ainda mais urgente, mais sensível.

Como o mundo nos afasta cada vez mais da natureza, é papel do design trazer esta aproximação.

É aí que surge o design biofílico, que agrega texturas, elementos, alusões e materiais orgânicos - até mesmo vivos - aos espaços em que as pessoas vivem e coexistem.

“Inserir natureza” no cotidiano das pessoas traz sensação de pertencimento e acolhimento, estimula a sociabilidade entre as pessoas e a criatividade de cada um, além de proporcionar conforto e bem-estar.

Sabe quando um ambiente é transformado com a simples adição de plantas? É sobre biofilia que estamos falando!

É claro que esse exemplo é um simples recurso, mas o design pode e deve ser pensado de formas mais complexas e profundas para sanar a biofilia das pessoas, certo?

Você já conhecia esse conceito? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Fale comigo em meus canais de contato, vamos conversar!

A foto que ilustra este artigo é de uma criação minha, o sofá Taiga, feita para a Bell'Arte. Clique aqui e confira outras peças autorais.

+ 55 43 3025.1500

+ 55 43 99984.8448

av. maringá, 1995 sala 00 . londrina pr

contato@roncca.com.br

© 2018 Fabricio Roncca. Todos os Direitos Reservados.
Trace error
Error type Error description Called in line Error in file Error on line
Die | Fatal PHP Startup: Unable to load dynamic library '/usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so' - /usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so: cannot open shared object file: No such file or directory undefined Unknown undefined