Valorizando a brasilidade na arquitetura e no design

26 fevereiro 2020
Valorizando a brasilidade na arquitetura e no design

Importar a estética e as tendências de outros países e culturas é algo que ficou no passado. 

A valorização da nossa brasilidade é uma realidade tanto na arquitetura, quanto no design.

Exaltar o que a nossa terra dá, produz e inspira é uma forma de carregar os espaços com afetividade, ancestralidade e harmonia.

Quando falamos sobre esse assunto, é comum pensarmos apenas nas vanguardas da arquitetura. Ou seja, em traços e recursos da arquitetura que remetam ao Brasil e/ou que surgiram aqui.

Porém, a brasilidade pode ser resgatada de inúmeras outras formas.

Muito além do barroco, do modernismo e de outros estilos tupiniquins, a beleza de nossa nação é retratada em aspectos que vão desde a matéria-prima, até a funcionalidade de uma peça.

O uso de recursos legitimamente brasileiros, a exemplo de rochas, palhas, folhas e fibras nacionais não somente valorizam o ambiente, como também a produção local, os nossos biomas, a nossa gente.

Por serem naturais do Brasil, essas matérias-primas tendem a incorporar-se com leveza e harmonia em objetos decorativos, mobílias e até mesmo na estrutura de edificações.

Além do que é feito, como algo é feito também homenageia o povo brasileiro. 

Formas de trançar tecidos, pinturas à mão, detalhes em crochê, pontos de linha, trabalhos em couro… São inúmeras as manifestações artísticas e artesanais brasileiras que são adaptadas à realidade do design e da arquitetura, agregando ao significado de diversas propostas.

Por falar em significado, para mim, uma formas mais bonitas de se enaltecer o Brasil é pensar na funcionalidade de cada criação priorizando as nossas variáveis de clima, solo, hábitos, costumes.

Se um ambiente é quente, tecidos leves. Se temos espaços úmidos, ideias para ventilação. Se um local é habituado às redes de balanço, novas formas de torná-las mais modernas e seguras.

Ou seja, aperfeiçoar o que já existe de belo em nosso país e também solucionar possíveis pontos de melhoria à realidade dos brasileiros.

Somado a um apelo imagético - com cores, estampas e elementos que resgatam a nossa fauna, flora, relevo, atmosfera, minérios, cultura - o respeito às necessidades dos brasileiros constroem espaços conectados com as pessoas.

Isso não significa que vanguardas de outros povos devam ser descartadas. Jamais. 

Apenas devemos nos atentar ao que se adequa melhor à realidade dos usuários, valorizando as belezas internas (mais acessíveis, inclusive) e o trabalho feito por nossos conterrâneos.

+ 55 43 3025.1500

+ 55 43 99984.8448

av. maringá, 1995 sala 00 . londrina pr

contato@roncca.com.br

© 2018 Fabricio Roncca. Todos os Direitos Reservados.
Trace error
Error type Error description Called in line Error in file Error on line
Die | Fatal PHP Startup: Unable to load dynamic library '/usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so' - /usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so: cannot open shared object file: No such file or directory undefined Unknown undefined